RONALDO ABOIADOR


Ronaldo Figueiredo de Oliveira,este  foi o nome que ganhou o aboiador Ronaldo,quando no ano da graca de 1954,pra ser preciso no dia  19, sobre um ceu de abril e a mata em flor,nasceu na pequena cidade de Palmeirina,municipio situado no agreste central de Pernambuco. Criado na roça, onde exerceu o oficio de agricultor. E, apesar de haver estudado só até a quarta série do ensino fundamental, foi professor pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização, o extinto Mobral.Aos 14 anos, já havia se tornado um verdadeiro artista na arte do aboio.Mas, quando o locutor Reinaldo Belo o apresentou ao povo, cantando em um de seus programas, foi que ele ficou mais conhecido.Tanto que, na Festa da Pitomba, que acontece anualmente em Prazeres, no município de Jaboatão dos Guararapes, cantou na presença de Luiz Gonzaga.Em meados dos anos 1970, resolveu ir a São Paulo.Em 1976, estava de volta à sua cidade natal e, no ano seguinte, transferiu-se definitivamente para o Recife, para trabalhar no Aeroporto Internacional do Guararapes - Gilberto Freyre, e ali permaneceu até o final de 2005. Neste meio tempo, não abandonou carreira artística e, em 1989, já lançava seu primeiro LP Sonhando com a natureza.Ao mesmo tempo, participava de diversos programas de rádio, televisão e festivais. Como exemplo, pode-se citar o programa Verso e Viola, de Ivan Ferraz, o Festival de Inverno de Garanhuns, Vaquejada, em Piedade , Capivara, em Jaboatão dos Guararapes,  Feira Agropecuária, no Cabo de Santo Agostinho. Participa como figura permanente da Missa do Vaqueiro, em Serrita.
Em 1992, lançou o segundo LP Os clássicos do aboio e o terceiro LP Fé em Deus e Pé na estrada, gravado em 1996.
Daí vieram os CDs. O primeiro deles, Festa da vaquejada foi gravado em 2000, seguindo-se a partir de 2002, dois discos de aboio, uma coletânia de 20 anos de forró, outra de  20 anos de aboio, entre outros.
Em março de 2005, participou do projeto Na ponta do verso,  no Rio de Janeiro.
Dois anos depois, em dezembro de 2007, participou do 11º Encontro de Sanfoneiros, e no início de 2008, fez um especial sobre os 95 anos de Luiz Gonzaga, na Fazenda São Miguel, SerraTalhada, promovido pela Rede Globo Nordeste.
Neste mesmo ano, participou da Feira do Livro, em Porto Alegre e, em 2009, tomou parte no São João do Recife. Tem suas composições gravadas por Alcymar Monteiro, Beto Ortiz, Cavalo de Pau, Capital do Sol, Catuaba com Amendoim, Doce Mel, Luizinho de Iruaçuba, Calango Aceso, Toinho Wanderley, Beca do Brasil.
Outras obras:
Ofertório; Museu do Gonzagão; A cabeça do boi numa porteira; Homenagem a Dom Helder Camara; Me orgulho de ser vaqueiro; Linda, jeitosa e sacana; Mamãe se orgulhou de mim; Homenagem póstuma, com Zé Bocão e Pedro Evandro; Pruque, pru li, prucu lá, com Junior Vieira; Pra que pegou na rudia; Morena linda, xote; Minhas origens; Alegrando o coração do vaqueiro; Homenagem às mães; Sonhos e realidades de vaqueiro; Quem apóia nossa aboio; Levanta caminhoneiro; Orgulhosa; A tanga da Daniela, entre muitas outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog